Ataque de Negação de Serviço (DoS)
O ataque de negação de serviço (DoS) é um tipo de ataque cibernético no qual o invasor sobrecarrega um servidor, rede ou serviço com um volume excessivo de tráfego, impedindo que usuários legítimos acessem o recurso alvo.
Um exemplo de ataque DoS é quando um invasor envia uma grande quantidade de solicitações de conexão a um servidor web, excedendo sua capacidade de lidar com o tráfego e fazendo com que ele fique inacessível para usuários legítimos.
Por exemplo, um invasor lança um ataque DoS contra o servidor de uma loja online inundando-o com uma grande quantidade de solicitações de conexão simultâneas. Como resultado, o servidor fica sobrecarregado e não consegue processar novas solicitações de usuários legítimos, tornando o site inacessível.
Ataque de Negação de Serviço Distribuído (DDoS)
O ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) é uma variante do ataque DoS, no qual o tráfego malicioso é originado de múltiplas fontes, tornando-o mais difícil de mitigar e detectar. Geralmente, os invasores utilizam botnets para coordenar e amplificar o ataque.
Um exemplo de ataque DDoS é quando um grupo de invasores controla milhares de dispositivos comprometidos, como computadores e dispositivos IoT, para enviar tráfego malicioso simultaneamente para um servidor web, causando uma sobrecarga e tornando-o inacessível.
Por exemplo, um grupo de hackers coordena um ataque DDoS contra o site de uma empresa usando uma botnet composta por milhares de dispositivos infectados. O tráfego malicioso gerado pela botnet sobrecarrega o servidor da empresa, tornando o site inacessível para os clientes.
0 Comentários