O phishing é um tipo de ataque cibernético no qual os criminosos se passam por entidades confiáveis para enganar as pessoas e obter informações confidenciais, como senhas, informações financeiras ou dados pessoais. Este ataque geralmente é realizado por e-mail, mensagens de texto, telefone ou redes sociais.
Exemplo de Ataque de Phishing
Um exemplo comum de ataque de phishing é quando um usuário recebe um e-mail falso que parece ser de um banco, solicitando que ele clique em um link para "verificar sua conta". O e-mail pode conter logotipos e texto que parecem autênticos, enganando o usuário a acreditar que é legítimo.
Por exemplo, um usuário recebe um e-mail que aparenta ser do seu banco, informando que sua conta foi comprometida e solicitando que ele clique em um link para redefinir a senha. O link leva a um site falso que se parece com o site real do banco, onde o usuário é solicitado a inserir suas informações de login. Ao fazer isso, as credenciais do usuário são roubadas pelos criminosos.
Prevenção de Ataques de Phishing
Existem várias medidas que as pessoas e as organizações podem tomar para se proteger contra ataques de phishing:
- Não clique em links suspeitos em e-mails, mensagens de texto ou redes sociais.
- Verifique a legitimidade do remetente antes de fornecer informações confidenciais.
- Utilize autenticação de dois fatores sempre que possível.
- Eduque os funcionários sobre práticas seguras de navegação na internet.
- Implemente filtros de spam e phishing em sistemas de e-mail.
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